O ramo das autopeças apresentou aumento de faturamento pelo terceiro ano consecutivo. Ainda, com o reaquecimento econômico e mercado das autopeças ganhando relevância nos ambientes de e-commerce, as projeções para 2023 são otimistas.
A expectativa para 2023 é de crescimento de 6,1%, movimentando cerca de R $202,7 bilhões. Junto de tantas cifras positivas, vem uma série de oportunidades — inclusive de captação de investimentos —, mas são portas que só se abrem para quem sabe realizar uma boa gestão financeira.
Isso porque, apesar da abertura do mercado, a alta de custos ainda é uma preocupação para a cadeia de autopeças. Logo, o empreendedor precisa de estratégia para agarrar as novas oportunidades de negócios e administrar custos de produção e tributos.
Diante deste cenário, a importância da gestão financeira para o ramo de autopeças torna-se, ao lado das estratégias para conferir visibilidade e credibilidade à marca, uma das prioridades do ramo.
Um dos métodos mais eficientes é contar com um suporte especializado para não perder o foco no core business. Quer saber mais sobre o assunto? Então esse post é para você!
Como funciona a gestão financeira para autopeças?
A gestão financeira para autopeças é um serviço desempenhado por contabilidades especializadas nas demandas específicas desta cadeia de produção, que envolvem as análises das questões operacionais específicas, como, por exemplo, taxas de importação, transporte, revenda e prevenção à bitributação.
Com estes indicadores coletados e mensurados, a gestão financeira buscará adotar práticas administrativas e financeiras que promovam a redução de tributos eficientemente, como:
- Gestão de compras e busca por melhores acordos com fornecedores;
- Controle do fluxo de caixa;
- Escrituração financeira, patrimonial e societária;
- Administração do capital de giro;
- Gestão de estoque, prevenindo extravios ou danos.
Ainda, poderá analisar, conforme a legislação vigente para o setor, soluções viáveis para redução de custos operacionais legalmente e eficiente — a chamada elisão fiscal.
Uma das principais ações neste sentido é enquadrar devidamente o negócio no regime tributário, o que determinará o percentual das alíquotas incidentes sobre sua empresa de autopeças.
Além disso, estão no radar de ações:
- Elaboração de um planejamento tributário;
- Pontualidade na entrega das obrigações fiscais e acessórias;
- Cálculo de tributos;
- Busca por incentivos fiscais.
Isso porque a tributação para o setor pode ser uma obrigação burocrática de difícil gestão. Continue a leitura para compreender melhor sobre este aspecto.
Quais os principais impostos para autopeças?
A gestão financeira para autopeças não é um trabalho simples, uma vez que lida com produtos de origem nacional e internacional — já existem peças importadas que custam até 80% menos que as nacionais —, além de abarcar desde grandes partes automotivas a periféricos plásticos.
Tudo isso demanda muita estratégia para alcançar o equilíbrio financeiro, de modo a garantir estabilidade de longo prazo e lucratividade para os negócios.
Os principais tributos para empresas de autopeças são:
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Entretanto, ao lidar com uma legislação que facilita preços para peças produzidas no exterior, a importação é uma realidade presente no ramo das autopeças.
Deste modo, para quem precisa arcar com os impostos de importação (II), haverão alíquotas variando entre 14% a 55%, conforme a classificação fiscal da mercadoria.
E por que contratar um contador especializado em empresa de autopeças?
Com uma contabilidade especializada na gestão financeira de autopeças, o empreendedor conta com um suporte especializado, para entender todos os mecanismos fiscais e de circulação do setor.
Deste modo, sua empresa poderá aproveitar alguns benefícios que contribuirão para seu crescimento com economia de custos.
Diminuição de custos operacionais
Além dos mecanismos de redução de custos já mencionados, uma contabilidade especializada garante ainda o acompanhamento do enquadramento fiscal à medida que o negócio cresce, além de monitorar os processos de gestão financeira interna para sua empresa de autopeças.
Assim previne evitando falhas que resultem em perda financeira ou multas.
Controle patrimonial
Uma gestão financeira para autopeças pode contribuir, ainda, para o controle do seu patrimônio.
Com a obtenção, por parte do gestor, de uma percepção da real situação do patrimônio, ele consegue ter um planejamento mais estratégico sobre medidas de contenção ou tomadas de investimento do negócio.
Além disso, torna mais eficiente as medidas de distribuição de recursos internamente.
Ganhos com pessoal capacitado
Indiretamente, seu negócio em autopeças ainda ganha com a economia de contratações de equipes em tempo integral e redução no gasto com espaço físico.
Além disso, você, empresário, passa a contar com uma mão de obra qualificada, de baixo custo, recebendo o suporte de uma consultoria para tomadas de decisões importantes em momentos decisivos para o negócio.
Agora que você já compreende a importância da gestão financeira para autopeças, que tal conhecer um suporte especializado para sua empresa?
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Aprenda mais lendo: Contabilidade para Indústria de autopeças: a importância de uma contabilidade especializada.