Investir nos negócios em Porto Alegre pode ser uma decisão de muito sucesso: conforme o último levantamento do IBGE, a cidade figura entre os oito municípios que detêm 25% do PIB nacional.
Junto disso, a cidade possui localização estratégica em relação ao Mercosul, além de um dos mais destacados pólos industriais do País.
Todos estes fatores colocam a cidade em posição favorável para os maiores mercados consumidores da América do Sul, ocupando hoje a posição de 6ª melhor cidade para se empreender no Brasil.
Mas, para se destacar num mercado tão cobiçado, estratégia é fundamental e deve estar presente desde os primeiros passos do negócio.
Por isso, preparamos este post para você conhecer o passo a passo para a abertura de Empresa em Porto Alegre. Confira!
O que é preciso para abrir empresa em Porto Alegre?
A abertura de empresa em Porto Alegre não é bicho de sete cabeças, principalmente porque a cidade conta com o programa Tudo Fácil Empresas, uma iniciativa que permite a abertura de novos negócios em até 10 minutos.
Entretanto, seguir alguns passos na hora de realizar o processo garante assertividade na escolha do modelo de negócios, o melhor enquadramento fiscal evita erros no processo, burocracias e ônus desnecessários para o empreendedor. Confira os passos a seguir.
Planeje e estruture a empresa
Antes de mais nada, comece de modo organizado: defina um plano de negócios. Ele determina quais os objetivos da empresa e quais as estratégias assumidas para atingir as metas traçadas.
Para além do propósito, devem ser consideradas, também, algumas características estruturais do negócio, como atividades econômicas, porte do empreendimento, regime tributário e natureza jurídica na hora de fazer a abertura de empresa em Porto Alegre. Vamos especificar um pouco mais estes conceitos.
Defina a Natureza Jurídica
Esta é uma etapa básica e justamente por isso acaba sendo negligenciada. Também conhecida como modelo societário, esta escolha define os regramentos aos quais o empreendimento irá respeitar, bem como definir as obrigações da empresa com a Receita e o Fisco.
Os principais modelos são:
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Empresário Individual;
- Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Simples,
- Sociedade Empresarial Limitada.
Leia mais: Tributação para Comércio de Produtos Hospitalares: conheça os impostos e processos envolvidos.
Escolha o regime tributário
O regime tributário define as regras de recolhimento de impostos para o negócio e é definido a partir de critérios como porte e modelo societário da empresa, segmento e atividades exercidas, faturamento e algumas outras particularidades.
No Brasil, os regimes tributários são três, pensados para atender empresas de diferentes tamanhos e faturamentos:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Emita o Contrato Social e Registre-se na Junta Comercial
O contrato social é o “registro de nascimento” de qualquer empresa. Apresenta informações sobre as informações de base do empreendimento e ainda aponta o capital social e as responsabilidades legais do titular, e no caso de dois ou mais sócios, as participações e competências de cada um.
Este documento deve ser registrado na Junta Comercial do estado do Rio Grande do Sul (JucisRS), e dará aptidão para emissão do CNPJ, sem o qual a abertura de empresa em Porto Alegre não será regularizada.
Ainda, é por meio do registro na Junta Comercial que será feita a pesquisa de viabilidade do empreendimento, que consulta a possibilidade de utilização do nome definido para a empresa e verifica a compatibilidade entre as atividades da empresa com o local em que será feita a instalação.
Faça inscrição municipal
Com todas as etapas para abertura de empresa em Porto Alegre é hora de emitir a autorização de funcionamento na cidade.
Isso é feito por meio da inscrição na Prefeitura do Município. Este processo indica que sua empresa integra a economia da cidade e respeita o conjunto de normas para funcionamento.
Existe uma taxa anual para manter a inscrição validada, conforme o segmento do negócio. Ainda, a inscrição municipal dá acesso à emissão de demais alvarás de funcionamento.
Consulte sobre a inscrição estadual
Há, ainda, a inscrição estadual, mas, ela só é obrigatória para empreendimentos Porto Alegre que operem as seguintes atividades de mercado:
- Comunicação, telecomunicações e energia;
- Comércio, indústria e serviços de qualquer natureza;
- empresas de transporte intermunicipal e interestadual.
Emita os alvarás e certificados
Por fim, a última etapa para abrir seu negócio em Porto Alegre é a emissão dos alvarás e certificados. São espécies de autorizações expedidas após vistorias e variam conforme o segmento do negócio. Entretanto, os que se aplicam a todo e qualquer empreendimento local são:
- Alvará de Localização e Funcionamento, emitido pela Prefeitura;
- Certificado da Vigilância Sanitária;
- Alvará de segurança do Corpo de Bombeiros.
Agora que você já conhece o passo a passo para abertura de empresa em Porto Alegre, que tal contar com especialistas para ter a máxima qualidade técnica no processo:
Conte com a Etecla Contabilidade!
A Etecla Assessoria Contábil está sediada em Porto Alegre e temos excelência nas demandas específicas do mercado da cidade. Trabalhamos com foco em assessorar os mais diversos segmentos empresariais em suas necessidades administrativas e gerar os melhores resultados possíveis.
Com profissionais capacitados e comprometidos com a qualidade na prestação de serviços, asseguramos aos nossos clientes tranquilidade e confiança no trabalho executado.
Entre em contato e conheça nossos serviços! Gostou deste artigo? Leia mais em nosso blog e siga nossas redes sociais!
Confira também: Contabilidade em Porto Alegre: conheça os benefícios da Etecla.