Mesmo com as sensíveis quedas no padrão de consumo do brasileiros desde o início da pandemia, alguns setores permanecem fortes e rentáveis. Um deles é o ramo da Indústria de autopeças, com projeções de aumento de 7% em vendas até 2023.
Entretanto, fazer uma gestão assertiva de negócios industriais no Brasil é uma tarefa difícil de ser realizada sem o suporte de uma contabilidade com experiência no setor.
Isso porque, não bastando o caráter multifacetado e altamente complexo da administração de uma indústria, o setor é o mais tributado do país – respondendo por 33% das arrecadações só na esfera Federal – num cenário que conta com quase 400 mil normas distintas de arrecadação.
Dessa forma, se deseja fazer com que seus negócios no segmento de autopeças se desenvolvam de forma sustentável, continue a leitura deste artigo e compreenda qual a importância de uma contabilidade para indústria de autopeças.
Tenha uma boa leitura!
Como funciona uma indústria de autopeças?
A indústria de autopeças do Brasil é responsável, em média, por 22% do PIB do país, que atualmente figura entre os sete maiores fabricantes de automóveis do mundo.
Ao Industrial de autopeças cabe a função de criação, esboço, elaboração e confecção de peças, componentes, acessórios e demais itens para veículos automotores.
Dessa forma, a fabricação de autopeças alimenta toda a cadeia produtiva do setor, e pode abastecer montadoras, lojas de reposição, oficinas mecânicas ou se voltar para o mercado externo.
Neste cenário, um dos principais desafios para o segmento é lidar com a contabilidade para a Indústria de autopeças. Apenas para ilustrar confira alguns dos desafios do cotidiano do segmento:
- Gestão dos onerosos custos de produção das fábricas;
- Controle da alta rotatividade de entrada de insumos e saídas de mercadorias;
- Impostos de natureza muito distintas e alíquotas variadas;
- Conhecimento acerca do denso ambiente das legislações fiscais e tributárias.
Isso, sem mencionar a constante necessidade de se antecipar às oscilações de mercado, – que são muito sensíveis às sazonalidades e mudanças na economia nacional e cotações do Dólar, por exemplo – se colocam como desafios para o sucesso destas empresas. Confira, agora, os principais impostos para uma Indústria de autopeças.
Quais os principais impostos para a indústria de autopeças?
O ramo de autopeças não é um segmento homogeneizado e pode se dividir, como já dito, em produções variadas – de grandes partes à periféricos plásticos – e, logo, existem diversificações nos impostos que cada negócio paga. Entretanto, de modo geral, pode-se destacar os seguintes tributos:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Nem todos os componentes para o setor são encontrados no mercado nacional. Ainda, existem peças importadas que custam até 80% menos que as nacionais.
Assim, importações não são práticas incomuns. E quem precisa trazer produtos de fora, precisa lidar com os Impostos de Importação (II): com alíquotas variando entre 14% a 55%, conforme classificação fiscal da mercadoria.
Ainda, há o desafio dos tributos monofásicos: aqueles cobrados de modo integral de um só agente do mercado em vez de fragmentado ao longo da cadeia produtiva. Na Indústria de autopeças, ele normalmente recai sobre quem produz ou importa.
Confira mais em: Assessoria em folha de pagamento em Porto Alegre: conheça as soluções da Etecla.
Atenções aos impostos monofásicos
Apesar de todos os desafios das tributações para o segmento da indústria de autopeças no Brasil, a tributação monofásica é uma iniciativa criada pela Secretaria da Receita Federal
em 2005 e visa simplificação no recolhimento dos impostos PIS e Cofins.
Por meio da tributação monofásica, para a indústria de autopeças, estes impostos são recolhidos de modo integral a partir da fonte produtora, ou, no caso de produtos trazidos de outros países, do importador. As alíquotas cobradas são maiores que as previstas para o faturamento bruto destes produtos.
Assim, o valor do imposto não é recolhido de modo fracionado ao longo da cadeia produtiva, simplificando bastante a contabilidade para Indústria de autopeças, que não precisa fazer complexos cálculos de qual o percentual precisa pagar por cada produto que comercializa.
Dessa forma, apesar de o recolhimento do tributo se concentrar na ponta da cadeia de produção, o valor pago no recolhimento é recuperado imediatamente no momento da venda das autopeças.
Qual a importância de uma contabilidade especializada na indústria de autopeças?
Como visto, a gestão burocrática para o setor é repleta de complexidades e minúcias que demandam muito conhecimento técnico. Uma contabilidade para a Indústria de autopeças é de suma importância.
Isso porque uma assessoria convencional, pouco familiarizada com as necessidades e demandas específicas do segmento, pode não acompanhar o dinamismo destas empresas.
Ainda, é preciso saber como direcionar o gestor para suplantar os desafios do desenvolvimento dos negócios no país.
Com o parceiro contábil certo, o empreendedor pode focar integralmente no core business do seu negócio, com a tranquilidade de ter o suporte correto para a redução de custos, aproveitamento de benefícios fiscais e bom desempenho administrativo-financeiro.
Além disso, outro ponto forte de uma contabilidade para a Indústria de autopeças é ter o conhecimento necessário para oferecer suporte na estruturação e regularização do negócio.
Assim o gestor tem a garantia de que a empresa se manterá atualizada às expectativas de produção e legislação do setor à medida que seus negócios se expandem.
Se este é seu negócio, confira alguns dos principais pontos de apoio para o crescimento de sua indústria de autopeças:
- Gestão societária;
- Assessoria contábil e administrativa;
- Suporte para contabilidade geral;
- Gestão fiscal e tributária.
Sabendo da importância de uma contabilidade para indústria de autopeças, conheça um escritório contábil de confiança que te ajudará com todo o seu processo contábil e fiscal.
Conheça as soluções da Etecla Contabilidade!
Agora que você já conhece a importância da contabilidade para indústria de autopeças, conte com o suporte da Etecla!
Com mais de 60 anos de experiência no mercado contábil, reunimos consultores especializados no segmento industrial para oferecer o atendimento mais adequado às necessidades de seu negócio em autopeças.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou deste conteúdo? Então, acesse nosso blog e siga nossas redes sociais para se manter atualizado!
Continue a leitura: Abertura de empresa em Porto Alegre: conheça o passo a passo.