No Brasil, cerca de 50% das empresas não sobrevivem mais do que 3 anos em atividade, e a falta de eficiência na administração é apontada como a principal causa. E, além desse fato, está o descontrole na gestão de impostos.
Uma das principais ferramentas de organização empresarial é um planejamento tributário bem elaborado, que favorece a criação de planos de ação para o futuro dos negócios, projetando tendências no âmbito tributário e criando um cenário de controle de custos permanente.
Isso porque possibilita a antecipação às altas de preços, mudanças em regras tributárias e qualquer situação que, sem um plano de gestão de tributos, pode surpreender o empreendedor, que pode se ver envolvido em situações de alta tributação, sem tempo para promover manobras legais para controlar despesas.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco e conheça a importância do Planejamento Tributário
O que é o planejamento tributário?
O planejamento tributário é um conjunto de estratégias aplicadas para implementar a qualidade, regularidade e a eficiência da gestão tributária em sua empresa.
Para tanto, consolida conhecimentos das ciências contábeis, analisa as legislações incidentes sobre a empresa e aplica metodologias de organização administrativa, além do uso de tecnologias específicas.
Ao consolidar estas ferramentas, cria-se uma base para mapear as atividades mais tributadas, os custos que podem ser reduzidos, criando um calendário de liquidação dos tributos.
Deste modo, reduz a taxação incidente sobre o negócio, confere mais transparência a todas as operações fiscais e reestrutura aspectos operacionais que geram mais ônus para a empresa.
Geralmente colocada em prática por profissionais contábeis especializados, o processo também eleva a busca de incentivos fiscais para a empresa. Estas práticas consolidam um modelo legal de redução de imposto chamado de elisão fiscal.
Entretanto, um planejamento tributário deve ser elaborado considerando as demandas de cada negócio. Continue a leitura para descobrir como implementar de modo estratégico um plano para gestão de tributos para seu negócio.
Como definir um Planejamento Tributário eficiente para sua empresa?
A esta altura, você já deve ter percebido que, antes de definir métodos de redução de impostos, o empreendedor precisa ter uma visão clara do cenário em torno de sua empresa e das despesas e custos fiscais, tributários e trabalhistas resultantes de suas atividades.
Entretanto, é ainda interessante saber que há diferentes modelos de planejamento tributário que irão direcionar a empresa no cenário tributário da melhor forma.
Basicamente, as formas de se estruturar um planejamento tributário estão abarcadas por duas formas principais.
São elas:
Operacional
Este modelo tem um olhar mais direcionado para as práticas administrativas adotadas pelo negócio, visando alcançar o máximo compliance, otimizando como a empresa administra suas obrigações tributárias, como:
- A correta apuração de impostos;
- a busca por rotinas operacionais e de mercado que gerem menos impostos;
- A organização da escrituração contábil
- E a pontualidade de pagamentos de impostos.
Estratégico
O planejamento tributário estratégico visa gerir situações mais ligadas ao gerenciamento do negócio, como o adequado enquadramento do regime tributário da empresa e a apuração de oportunidades fiscais resultantes da legislação que rege a empresa.
Isso envolve o estudo de normas, regimentos e leis e demais diretrizes de todas as esferas governamentais e órgão fiscalizadores.
O suporte de uma contabilidade especializada é de suma importância, haja vista que estas leis dependem — além do regime tributário — de fatores como o porte empresarial, a atividade econômica exercida pela empresa, segmento, região que a está instalado e outros vários.
Agora que você já conhece os principais modelos de planejamento tributário, confira como implementar este mecanismo de gestão em sua empresa.
Como realizar um planejamento tributário eficiente?
Empreender no território tributário brasileiro não é algo que se faça sem um suporte adequado. No país, são criadas em média cerca de 46 novas regras tributárias por dia útil.
Na hora de criar um planejamento tributário que esteja realmente alinhado com as necessidades da empresa, o empreendedor deve analisar algumas variáveis. Siga as próximas dicas.
Tenha mapeado os processos operacionais
Esta é uma análise pormenorizada da qual o planejamento tributário necessita para o empreendedor planejar os passos futuros seguramente no mundo dos negócios.
Tenha, por base, as informações sobre os já mencionados fatores que impactam na tributação sobre o negócio, relaciona isto com informações atualizadas quanto à legislação tributária que rege a empresa e crie relatórios de fácil leitura.
Defina um cronograma
Com um diagnóstico sobre a estrutura de sua empresa e as atividades que entram no radar do Fisco, crie um cronograma com as operações que a empresa realizará ao longo do ano fiscal.
Defina etapas, prazos, estabeleça os pontos focais de monitoramento e crie relatórios periódicos para auferimento de desempenho.
Realize simulações e projeções de cenário
Por fim, para que seu planejamento tributário seja eficiente na prevenção de situações desfavoráveis para os negócios, simule cenários que possibilitem comparar seus resultados.
A partir das projeções para o ano, analise as prováveis despesas em cada regime tributário e decida o enquadramento no início do período fiscal — considerando que a alteração não é possível durante o exercício do ano.
O conjunto destas ações permite criar uma estratégia para captar as possibilidades mais vantajosas.
Conte com o suporte da Etecla!
Interessado em implementar um planejamento tributário verdadeiramente eficiente para sua empresa?
A Etecla é uma contabilidade localizada na cidade de Porto Alegre, com mais de 50 anos de mercado.
Com esta expertise, consolidamos uma equipe multidisciplinar e capacitada em diversas frentes do ambiente empreendedor.
Somos o suporte ideal para que seu negócio possa obter crescimento com compliance fiscal, conformidade legal e assertividade na gestão das finanças.
Entre em contato e conheça nosso planejamento tributário sob medida para sua empresa!
Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!
Leia mais: https: Contabilidade Consultiva em Porto Alegre: os quatro pilares da Etecla