O cenário de recessão econômica enfrentado pelo Brasil devido ao coronavírus gerou impactos significativos para a indústria do País. A previsão é que o setor feche 2022 com um saldo negativo de US$ 125 bilhões na manufatura.
Em um cenário assim, sobrevive quem consegue implementar estratégias sustentáveis de gestão financeira, uma vez que, no segmento industrial, as tomadas de decisão da contabilidade impactam diretamente a todos os da cadeia produtiva – desde os gerenciais até os operacionais.
Isso porque, para que o ciclo fabril flua sem interrupções, os recursos devem ser distribuídos, mensurados e monitorados de modo estratégico, suprindo a demanda por insumos, equipamentos, maquinários e ferramentas ao mesmo tempo em que articula a baixa de custos.
Dessa forma, superar os desafios da gestão financeira para Indústria é uma das medidas mais afirmativas para que o negócio prospere e cresça de modo sustentável.
Confira este artigo para compreender como a contabilidade pode contribuir com estratégias efetivas para melhorar a gestão da sua empresa.
Boa Leitura!
Qual a importância da gestão financeira para a indústria?
A gestão financeira é o setor responsável por planejar e implementar ações de alocação estratégica de recursos, por meio de análises de desempenho.
Seu objetivo é revisar e controlar as finanças que compõem a indústria, garantindo mais equilíbrio e organização financeira aos negócios.
A gestão financeira analisa, dentre outros, se a produtividade está alcançando seu potencial máximo, se os gastos em determinado processo estão equilibrados, bem como quais estratégias ou formas de trabalho podem ser implementadas para redução de custos, prevenção a desperdícios e redução de gargalos operacionais.
Ainda, a gestão financeira para a indústria também considera o preço de aquisição de insumos, realiza a revisão de tributos e busca por oportunidades fiscais.
Ao mapear custos, processos e mensurar produtividade, é possível conhecer quais os principais impactos econômicos e ter mais transparência e traçar planos efetivos para a melhoria de desempenho, comparando fechamentos orçamentários de períodos anteriores com os atuais e, ainda, tendo bases de dados para realizar projeções e antecipar cenários.
Quais estratégias assumir para implementar a gestão financeira para sua Indústria?
A esta altura você já conhece as vantagens estratégicas de se trabalhar com uma gestão financeira bem planejada e projetada para as demandas da Indústria, conheça, agora, alguns critérios importantes de se assumir para tornar a gestão de sua empresa mais eficiente.
Desenvolvimento de um planejamento financeiro eficiente
O planejamento financeiro é o momento em que a contabilidade, a gestão e as lideranças administrativo-operacionais se reúnem para conhecer a real situação da empresa e definir propostas tangíveis e para se atingir metas e solucionar problemas internos.
Nessa fase, são estabelecidos os indicadores financeiros que direcionarão o modus operandi da empresa.
Invista em um ERP para gestão financeira Industrial
Tendo um plano de atividades e estratégias para gestão de crises bem elaborado para sua empresa, outra ferramenta para que sua indústria tenha uma alta produtividade com controle financeiro é a transparência nos dados de desempenho de todas as frentes do processo.
Assim, contar com o suporte de um ERP – sigla em inglês para Sistema integrado de Gestão Empresarial. São plataformas digitais desenhadas sob medida para gerir processos internos de um negócio, integrar áreas da empresa e formar uma base sólida de dados.
Ainda, algoritmos de informática analisam estes dados em grande velocidade e precisão, gerando informações detalhadas sobre todos os processos da indústria.
Com isso, implementa:
- A gestão de produtividade;
- A comunicação interna;
- Controle de custos;
- Fluxo de caixa;
- Gestão de estoque;
- Tempo gasto por processo;
- Dentre outros.
Com isso, a gestão trabalha sempre com dados exatos e atualizados, estando preparada para as suprir as demandas do mercado e gerir eventuais crises
Padronização das etapas e automação dos processos
Para que uma gestão financeira para indústria gere resultados eficazes na qualidade e dinamismo da produção, é imprescindível que todos os setores trabalhem com mesmo nível de qualidade, em timing sincronizado e tempo de execução alinhado.
Assumir métodos e tecnologias para padronizar e automatizar processos possibilita muito mais organização para as rotinas do negócio, bem como garante mais segurança ao processo, reduz custos ao otimizar tempo e mitigar falhas.
Além disso, implementa transparência e o fluxo das informações, simplificando a leitura de indicadores internos e garantindo uma visão muito mais empreendedora dos negócios para a gestão.
Em consequência, a gestão financeira para Indústria garante uma melhoria na elaboração de projetos e uma melhora dos resultados em médio e longo prazo.
É importante considerar que apenas um profissional contábil com experiência no ramo industrial possui a expertise necessária para verificar como as etapas estão sendo desempenhadas, com vistas a garantir a máxima assertividade no resultado.
Conte com o suporte da Etecla Assessoria Contábil!
Agora que você já conhece a importância da gestão financeira para seus negócios na Indústria, venha conhecer as soluções da Etecla!
Temos especialidade nas demandas contábeis da Indústria. Temos 60 anos de experiência no mercado e trabalhamos com profissionais capacitados e comprometidos com a qualidade na prestação de serviços.
Conte com os melhores resultados em produtividade, compliance fiscal e redução de custos para sua empresa.
Entre em contato e conheça nossos serviços! Conheça mais conteúdos como este em nosso blog e redes sociais!
Leia mais: Contabilidade para Indústria de autopeças: a importância de uma contabilidade especializada.